sábado, 20 de fevereiro de 2010

Circuito de violência Rio-São Paulo

  
Seguindo pela linha dos personagens infantis, eu resolvi assistir Pixote, a lei do mais fraco. Eu já tinha visto, quando foi lançado em 1996, o filme do Zé Jofilly, Quem matou Pixote, mas ainda não tinha visto o próprio. Aconteceu, no entanto, que eu estava descansando na frente da tevê quando um dos canais TeleCine achou por bem reprisar o Tropa de elite.

Tropa de elite é um daqueles filmes que você já viu vinte vezes, mas quando ele começa a passar na tevê, você resolve assistir "só um pouquinho". Aí as pessoas vão passando pela sala e sentando ali também. "Esse é meu pedaço preferido." Então você resolve assistir só até a cena do curso, depois só até a cena do assassinato dos playboys, depois... tudo. Talvez seja um exagero no sentido de elogio, mas a mesma coisa acontece comigo com O poderoso chefão. Sempre que eu tropeço nele, acabo vendo até o fim.

Aí, o problema foi que talvez Pixote seja um filme datado. Ou talvez a datada seja eu, mas, assistir Pixote três horas depois de ter visto Tropa de elite, é meio sacanagem com o filme. Acabei não gostando. Minha mãe deu três cambalhotas quando falei pra ela que eu não tinha curtido. Mas, bem, ela é da época né?

Pixote é bastante exagerado. Os personagens, as ambientações, o tempo... Achei fraco até o personagem da Marília Pera, que fez o que pôde com ele, o que nunca é pouco, mas... uma puta cujo cafetão tem 14 anos? Jura? Aí vem o fim do filme. Demora, mas vem. E o que acontece? Mais uma cena de Pietá desajeitada. Qual é o problema dos cineastas brasileiros no começo dos anos 80, que curtem colocar crianças mamando nos peitos de atrizes famosas? Depois todo mundo fica horrorizado com o que aconteceu com o Fernado Ramos da Silva, a ponto de ir lá e fazer um filme sobre o menino, depois que ele morreu.


E depois, ou melhor, antes, de o filme começar, tem uma cena do Hector Babenco paradinho num morrote na frente de uma favela paulistana falando sobre como as famílias são pobres e as crianças mal educadas naquele lugar. Se eu fosse uma mãe dessas solteiras supertrabalhadoras tentando criar três filhos no meio da pobreza do lugar, eu cobria o hermano de porrada!

Vocês se lembram, ano passado, quando lançaram Quem quer ser um milionário e acusaram os produtores do filme de estarem explorando os meninos da favela? Bom, alguém devia ter mostrado Quem matou Pixote pra eles. Pelo menos os gringos deram lá uma mesada pros meninos. O Hector Babenco só falou mal da favela do Fernando no cinema. Politicamente engajado que é uma beleza.

Quanto a Tropa de elite, uma semana depois de ver o filme aqui em casa meu padrasto foi pro Rio visitar os pais. Acabaram roubando o carro com todos eles dentro. Eles estão bem, mas considerando deixar o Rio de Janeiro.

Pixote, a lei do mais fraco (1981)
Drama, 127 min.
Direção: Hector Babenco
Roteiro: Hector Babenco e Jorge Durán
Atores: Fernando Ramos da Silva, Marília Pera, Jorge Julião, Gilberto Moura, Edílson Lino

Tropa de elite (2007)
Ação, 118 min.
Direção: José Padilha
Roteiro: Rodrigo Pimentel, Bráulio Mantovani e José Padilha
Atores: Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro

Como um exercício de auto-crítica, recomendo que vocês veja o filme, sim. Ele é um clássico, e não é de todo mau. Como eu já disse, talvez a datada seja eu. Manda ver!

DOWNLOAD TORRENT

DOWNLOAD RMVB

3 comentários:

  1. Concordo com você, tanto no que concerne a "Pixote" como a "Tropa de Elite". Não é que não tenha gostado de "Pixote", mas ele força a barra demais (detestei a cena da mamada!), além de mostrar desconhecimento da realidade. Quanto a "Tropa de Elite", parapapapapapapapapapá, acho o máximo!

    ResponderExcluir
  2. hahaha!! o máximo foi o "parapapapapapapapapapá"...

    ResponderExcluir
  3. ei. eu gostei de pixote sim e digo mais, tié, ele, o filme, é datado. quando ele foi lançado o cinema no Brasil tinha uma cara e pixote segue essa cara e o babenco tem cara daquela época.
    quanto a mamada no peito da marília ou no peito da xuxa no outro filme, não existia ainda o Código de Proteção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, então.... talvez não fosse assim imoral.
    e quanto ao tropa de elite: PEDE P/ SAIR!!!!!
    acho que tá todo mundo esperando ancioso o tropa 2. eu pelo menos estou.

    Mamacha

    ResponderExcluir