quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Xica da Silva


Eu curti esse filme desde o primeiro minuto, com aqueles moços de figurino de século XVIII tocando música erudita no meio da paisagem mineira enorme. Adorei o personagem que aparecia logo depois do concerto, o Teodoro, chefe dos bandidos que exploravam diamante sem consentimento da coroa. Adorei levarem o cavalo do Comendadador João Fernandes e botarem ele pra entrar no Arraial do Tijuco de burrico. Arraial do Tijuco, cidade onde viveu a Xica, é a atual Diamantina.

O elenco também tá muito bacana. Eu tinha visto que o Zé Wilker estava no filme, mas 1976 já faz muito tempo, e eu só conseguir reconhecer ele na hora que ele tirou a peruca. A Zezé Motta ganhou o Candango de melhor atriz no Festival de Brasília daquele ano, que deu o de melhor filme para o Xica da Silva também. Zezé Motta estava poderosa. Recomendo particularmente a cena de dança que ela faz quase no fim do filme. Agora, bacana mesmo foi a Elke Maravilha, linda, linda, linda. É coisa de se ver.



Vocês não me creram, né? Elke Maravilha linda...

Ainda na cena do concerto na estrada, lá pelo terceiro minuto do filme, o Cacá Diegues dá sua cutucadinha na ditadura. Ele põe um dos músicos bem de frente pra câmera, sorrindo, se desculpando pela indiscrição do colega, que tinha feito fofoca sobre a corrupção do lugar, dizendo que eles são apenas artistas e que não têm nada que dizer do caso. Então o ator para de sorrir, encara a câmera e, muito sério, declara "Os artistas não devem se meter em política. Não é mesmo?"

Metem também um pouco de Inconfidência na história, sendo o Tiradentes um preferido generalizado. Agradava do Marechal Deodoro até eu mesma, passando por Boal e Guarnieri. Um dos meninos brancos da história se manda pra Vila Rica pra lutar contra os portugueses que roubam o país e no fim precisa ser escondido no Convento dos Pretos que a Xica da Silva tinha mandado construir.

O filme tem muita nudez e um pouco daquela comédia meio novela das sete que prenuncia a Globo Filmes, mas mesmo assim é o melhor que eu vi até agora. Eu também dava dois Candagos por ele.


Xica da Silva (1976)
Comédia, 117 min.
Direção: Cacá Diegues
Roteiro: Cacá Diegues e João Felício dos Santos
Atores: Zezé Motta, Walmor Chagas, Altair Lima, Elke Maravilha, Estepan Nercessian, Rodolfo Arena, José Wilker, Marcos Vinícius e outros


DOWNLOAD AVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário