quarta-feira, 23 de junho de 2010

O cheiro do ralo


por Ítalo Rosendo

Baseado na obra do Lourenço Mutarelli (só sei porque fala no começo), tem como ator principal Selton Mello, que possui um jeito peculiar de interpretar, que combinou muito bem com o estilo pseudo-drama retratado.

O filme tem como tema central A Bunda e O Cheiro do Ralo; e em segundo plano tem O Olho. E a partir desses três itens inicia-se a trama.

Classifico esse filme como Cult e pra mim está na lista de filmes “mindfuck”, aqueles que nos fazem quebrar a cabeça por possuir tanto simbolismo e analogias realmente abstratas. Sofre um pouco do fardo clichê dos filmes brasileiros de possuir putaria, mas não é uma putaria qualquer, é uma putaria filosófica (?).

O protagonista é um cara muito perturbado e fudido, que trabalha comprando coisas velhas das pessoas pra revendê-las. E, por ser fudido, perturbado e infeliz, ele só isso tem a oferecer a tudo em volta dele.

Diálogos simples, monólogos simples, mas nessa simplicidade é possível extrair muita coisa para refletir. Além de tudo o ambiente e a linguagem corporal enriquecem bastante.

Concluindo minha pseudo-análise, o filme é muito bom, possui uma carga grande de reflexão se você conseguir captar o sentido real do que se mostra, talvez essas reflexões possam ser subjetivas, já que de tão profundas que são (ou não) o único modo de compreendê-las é ser tão perturbado e estranho quanto aquilo que se observa. Mas aí depende da onde vem mesmo o cheiro do ralo.

O cheiro do ralo (2007)
Comédia, 112 min.
Direção: Heitor Dhalia
Roteiro: Marçal Aquino e Heitor Dhalia, baseado em livro de Lourenço Mutarelli
Atores: Selton Mello, Paula Braun, Lourenço Mutarelli, Flávio Bauraqui, Fabiana Guglielmetti, Martha Meola, Susana Alves


Ítalo Rosendo é meu colega de faculdade, que foi um fofo de curtir o blog e escrever sobre o filme preferido dele. Eu também vi O cheiro do ralo, antes de começar o projetinho filmes brasileiros em 2010, e também gostei muito. Também é um dos filmes preferidos do meu namorado. Êita sucesso!


DOWNLOAD AVI

3 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog teresa, eu o encontrei no blog do professor Marum.
    E realmente esse filme é muito bom, já faz algum tempo que eu assisti, mas pretendo assistir novamente e logo.

    ResponderExcluir
  2. Bom filme e boa critica!!



    Paizinho

    ResponderExcluir
  3. Eu e minha namorada também somos fãs do filme. =)
    Faz muitos anos que vi um filme que mudou minha visão do cinema nacional, foi quando eu comecei a gostar dos filmes brazucas, o problema é que vi uma única vez e nunca mais achei para alugar, comprar, copiar ou roubar de alguém. O filme é do Carlos Reichenbach e se chama Anjos do Arrabalde (na verdade acabei de achar uns links, vou ver se prestam). Mas enfim, é um filme maravilhoso ao meu ver. Hum, é tofu é soja sim...rs. De vez em quando a gente acaba cometendo uns erros assim.

    Abraços

    ResponderExcluir