domingo, 11 de julho de 2010

Matou a família e foi ao cinema


"Matou a família e foi ao cinema" é uma das frases mais famosas do cinema brasileiro. É o título de um média-metragem de 1969 de Júlio Bressane. O filme fala desses crimes sem sentido que a gente lê (lia) naqueles jornais de que se dizia "se espremer sai sangue". Aquelas manchetes com uma frase resumindo o caso da maneira mais macabra possível, pra você se espantar e comprar o jornal pra ler a notícia, e quando você ia ver, a manchete completamente distorcia a notícia e você acabava com os crimes mais banais num jornal que sujava sua mão. Tinha quem gostava, desses jornais.

Não é o caso de Júlio Bressane. Ele realmente te entrega a lebre que vendeu. O filme começa com cenas de um apartamente de cidade grande, com uma família de classe média já meio enlouquecida dentro. O filhinho, de uns 30 anos, enche o saco e acaba com papai e mamãe com uma navalha. E em seguida vai ao cinema.

Seguem-se outras história macabras, como as das duas mocinhas que se amavam. A mãe de uma delas descobre, fica fula, ameaça separar as duas e, no dia que pega elas no ato, acaba sendo sufocada pela filha, enquanto a namorada - numa cena bacaníssima - fica sentada numa cadeira, em segundo plano, lixando as unhas. Tem também a história do pai de família malandro e bêbado, que gasta a pouca grana que tem no bar, enquanto a mulher e o filho bebê passam fome em casa. Num belo dia a mulher dele diz que já está cheia, que já achou "quem a sustente" e que ela vai embora. Pai de família macho pode deixar mulher ir embora com outro homem? Dá-lhe pipoco na mulher e no bebê. E depois o cara fica lá sentado, a câmara focada no rosto dele, uma marchinha de fundo, e ele repetindo "Matei por amor! Matei por amor!"

Essas histórias são interferências na história principal, a que a história do moço que mata a família e vai ao cinema é um prelúdio. A história principal, aquele em que o Júlio Bressane passa mais tempo trabalhando, é sobre uma moça rica decidindo se separa ou não do marido chato, sozinha na mansão com a melhor amiga. As duas moças piram sabe-se lá de quê, fazem uma senhora festa (só as duas), e à noite, de pijama, já mais loucas que o batman, acabam se matando enquanto brincam com as armas da coleção do marido chato. O que rende umas cenas muito legais.




A questão é que quando elas tão quase pra se matar, aparece uma interferêcia de uma cena com as duas tranquilamente sentadas num parque, do lado de um carrinho de bebê, e uma delas comenta que foi ao cinema ver um filme nacional com o marido, sobre duas moças sozinhas numa mansão, que faz ela se lembrar "daquela noite em Petrópolis". O filme chamava Perdidos de amor, que era o mesmo filme que o cara vê no cinema depois que mata a família. E a gente fica meio perdido. Essas histórias, "aconteceram" como o assassinato da família louca do moço ou são só o filme que ele está assistindo? Ou talvez só a história das moças que é? E você se pergunta, então, o que é verdade e o que é cinema. No filme.
Confuso, né? Bom, também.

Matou a família e foi ao cinema faz parzinho com O bandido da luz vermelha do Sganzerla, de 1968. Os dois são grandes marcos do Cinema Marginal, que vinha surgindo como uma contraproposta, em tema e estética, ao Cinema Novo. São também dois policiais baseados em notícias de jornal. Em O bandido da luz vermelha, a narração era toda feita de manchetes de jornal da época, sobre o Luz e outras bizarrices que iam acontecendo. A diferença está em que, enquanto o Luz era um bandido-estrela, um rockstar do crime, Matou a família fala sobre crimes ordinários, que acontecem todo dia como pequenas tragédias particulares.

O filme de Júlio Bressane também me faz pensar também naquela música do Chico Buarque chamada justamente Notícia de Jornal, que começa com como se fosse uma manchete: "tentou contra a existência num humilde barracão" e termina com "a dor da gente não sai no jornal". Mostrando mais fatos, mais humanidade nas notícias macabras que a gente lia naqueles jornais "se espremer sai sangue", o Bressane dá conta dessa dor da gente que no jornal nunca sai.


Matou a família e foi ao cinema (1969)
Drama, 80 min.
Direção: Júlio Bressane
Roteiro: Júlio Bressane
Atores: Márcia Rodrigues, Renata Sorrah, Antero de Oliveira, Vanda Lacerda


Se você resolver ver, atenção que tem um remake de 1991 com o Alexandre Frota e a Cláudia Raia, dirigido por Neville D'Almeida. Não vi, não sei se é bom ou não, mas eu tenho o hábito de desconfiar de remakes.

A versão que está rodando na internet tem legendas em italiano. Não atrapalha muito. Eu achei usando um torrent mesmo, mas também dá pra ver no youtube, todinho.


DOWNLOAD TORRENT

2 comentários: