sexta-feira, 25 de junho de 2010

Grande Otelo no Roda Viva


Eu estava passeando pela internet tentando decidir que filme com o Grande Otelo, além do Macunaíma do Quinzinho, eu devia assistir, quando encontrei, no site da TV Cultura, um Roda Viva com ele, de 1987.

Muito legal é notar que o Roda Viva é o mesmo desde faz esse tempão todo. Hoje em dia quem apresenta é o Heródoto Barbeiro, que eu curto demais, e em 1987, era o Rodolpho Gamberini. Mas o resto, é a mesma coisa. Sabe os twiteiros do Roda Viva? Que você manda perguntas por twitter e eles passam pros entrevistados? Então, já tinha! Mas era pelo telefone. O que é muito legal porque é de antes da época da "interatividade" com a tevê.


O Paulo Caruso estava lá também. Desenhando bem como sempre, mas olha a cara do Caruso nos anos 80, que pão!


Falando em pães, o Paulo Betti, que foi mencionado aqui num post de não faz muito tempo, estava lá também, na entrevista com o Grande Otelo. E mesmo que não seja o melhor dos diretores brazucas (mas que estava muito bacana em Lamarca e também de Ed Mort), não se estava de jogar fora nos anos 80. Olha só!


Eu sou muito fã do Roda Viva. Gosto muito de programas de entrevista, com o Bóris Casoy, o João Gordo, o Mojica Marins ou até a Marília Gabriela, mas o formato do Roda Viva é o melhor. Não é à toa que está no ar há quase 25 anos. Ano passado, durante as comemorações dos 40 anos da TV Cultura, eles reprisaram alguns Roda Viva antigos, e eu consegui ver um com a Dercy Gonçalves que foi muito bacana.

Além das entrevistas com artistas, sempre muito legais (a última que eu vi foi com os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon, que gostam de fazer piada com a quantidade de gêmeos cartunistas no Brasil - os Caruso também são gêmeos), o Roda Viva prima mesmo é pelas entrevistas políticas. Brilhantes, brilhantes! Eu queria encontrar o clássico do Quércia esquentadinho (não achei nos arquivos do site, mas dá pra ver no youtube) e acabei tropeçando em... Luís Carlos Prestes! Aquele mesmo, da coluna Prestes do tenentismo, "marido" da Olga Benário que foi mandada pra Alemanha nazista pelo Vargas, o comunista. Deve ser uma entrevista magnífica (é de 1986, o programa)!

Fiquei tão empolgada em dividir o achado do Grande Otelo com vocês que não deu nem tempo de assistir o programa. Bora lá assistir, porque cinema, afinal, não é só a tela grande e os 90 minutos de ficção. É também a gente que faz, a história que traz e nosso envolvimento com ele. O objetivo do projeto é aumentar o envolvimento com o cinema brasileiro, não só ver os filmes. E o cinema acaba vazando para a tevê, e a tevê também tem uma história que pode ser querida. Roda Viva ou Programa Abertura, faz parte da experiência de quem curte imagem em movimento. Correto?


Roda Viva passa toda segunda-feira às 22h00 na TV Cultura, e a gravação do programa é as 18h00 das segundas, com transmissão ao vivo pela internet. Aí vc pode mandar seus tweets!
O próximo programa vai ser com a Dilma, e teve também um com o Serra e outro com a Marina, o que é muito bom porque pode te ajudar a decidir em quem você vai votar quando a Copa do Mundo acabar!

2 comentários:

  1. Pra ver Grande Otelo eu descobri, pela entrevista, que tem que ver, ainda mais que o Macunaíma do Joaquim Pedro, Assalto ao trem pagador, do Roberto Faria. Eu olhei uns pedacinhos e promete!

    ResponderExcluir
  2. Teresa,a entrevista do Grande Otelo é realmente fantástica. Gostei muito de vê-la.

    ResponderExcluir