segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O pagador de promessas



Como prometido, comecei com o pagador de promessas do Anselmo Duarte. Primeiro choque, logo na reprodução do menu do DVD: o som.
Eu sei, todo mundo sabe que os filmes brasileiros tinham esse problema com o som até os anos 90. Mas eu tinha esquecido disso. Sem crise, a casa estava vazia, aumentamos bem o volume, e assistimos.

Quem faz a Rosa, a esposa do pagador de promessas (Zé do Burro), é a Glória Menezes. OK. Olhei, olhei e não consegui lembrar quem é a Glória Menezes nos dias atuais. O rosto não correspondia com ninguém que eu tenha visto nas novelas ultimamente. Tive que fazer uma busca google. (Agora deu pra perceber o quanto estou por fora, não?)

Glória Menezes




O filme foi premiado no Festival de Cannes de 1962, então não é nenhuma surpresa dizer que ele é realmente bom. A direção do Anselmo Duarte estava linda, o roteiro é coisa de outro mundo, os atores estavam ótimos, até a trilha sonora merece um elogio. Se eu posso fazer alguma crítica ao filme, é que eu achei que ele tinha muito daqueles elementos de "exótico" pra gringo ver e "sentir a cultura brasileira", como os capoeiras dançando, as baianas cantando pra vender queijo e as imagens do terreiro de candomblé, com as pessoas dançando com as máscaras do ritual. O candomblé, na verdade, tudo bem, tinha função na história, mas a dança dos capoeiras...

Minha parte preferida foi quando o monsenhor chega à igreja de Sta. Bárbara pra resolver com o padre sobre o que fazer com o moço lá fora com a cruz, e a escadaria da igreja está apinhada de gente e todo mundo abre passagem pra ele na mesma hora, ele vestido de preto e de chapéu preto, e a música entra quando ele começa a subir as escadas com cara de mau... meu! Só faltou tocar o tema do Darth Vader!

Curti. Recomendo.



O pagador de promessas (1962)
Drama, 95 min.
Direção: Anselmo Duarte
Roteiro: Anselmo Duarte, baseado na peça teatral de Dias Gomes
Atores:  Leonardo Villar , Norma Bengell, Glória Menezes , Dionísio Azevedo , Geraldo Del Rey 


Ah! Um último comentário. Leonardo Villar, que faz o Zé do Burro, um pão

DOWNLOAD RMVB

Um comentário:

  1. Tié,

    Também apreciei bastante esse filme, quando o assisti. E concordo, na totalidade, com o teor de sua crítica. Aliás, seu texto me fez sentir vontade de rever o filme. Vou fazê-lo rapidinho!

    bjs

    ResponderExcluir